Comunicação corporativa

Compreende um conjunto de ações, estratégias e processos desenvolvidos para promover a imagem de uma empresa nos mercados de seu interesse, junto aos segmentos ligados ao seu negócio e à opinião pública.

É por meio da comunicação que a empresa fala ao público, que se posiciona no contexto da comunidade onde vive, utilizando canais que envolvem empregados, clientes, parceiros e fornecedores (stakeholders).

Gestão da comunicação

A necessidade de se comunicar adequadamente com diversos tipos de público obriga as empresas a desenvolverem métodos de gerenciamento das informações, na busca de um sistema integrado de comunicação, capaz de mensurar resultados, avaliar a satisfação dos clientes e estabelecer metas de desempenho, produtividade e qualidade.

A gestão da comunicação está no planejamento, monitoramento e avaliação de sistemas de comunicação que traduzam o que é a empresa, e que sejam capazes de dar a ela condições de falar com todos os seus públicos.

Finalidade da comunicação

A comunicação possibilita à empresa manter um diálogo positivo e duradouro com os públicos de seu interesse; posicionar-se, emitir conceitos e opiniões, ser ouvida, dar e receber feedback. Uma boa comunicação ajuda a empresa a construir uma imagem de reputação, capaz de carrear respeitabilidade e confiança à marca, imprescindíveis ao sucesso do negócio.

Ferramentas da comunicação

As ferramentas da comunicação se encontram no Jornalismo, nas Relações Públicas, na Propaganda e no Marketing. O jornal, o rádio, a televisão e a internet são meios utilizados na comunicação para que a empresa possa se manifestar publicamente. Além deles, a comunicação adota outros mecanismos visando atender as necessidades de relacionamento da empresa com os públicos de interesse.